Helena Rizzo foi a homenageada no jantar do Dia 11 de julho na Confraria  

Dona de um olhar profundo e sedutor e de um sorriso lindo e acolhedor, nossa chef é gaúcha, ex-modelo e atualmente a única comandante culinária do famoso Maní, restaurante de comida contemporânea que valoriza ingredientes brasileiros e do qual também é sócia.

 “Ela gostava de desenhar e tal, mas a cozinha sempre foi a paixão.”

“Mesmo quando ela largou a faculdade para ser modelo em São Paulo, a gente via que era coisa de guria, não algo de longo prazo.”

(Roberto Bins Jr, pai)

Helena nasceu e cresceu em Porto Alegre. Desde pequena já demonstrava um interesse incomum pela cozinha. Entretanto, acabou prestando vestibular para Arquitetura, curso que largou para ser modelo em São Paulo, incentivada pela amiga Fernanda Lima. Mas a vida da moda não foi exatamente longa. Aos poucos foi mudando para a gastronomia.

“Minha escola foram os estágios em restaurantes.”

Helena iniciou cedo sua carreira, e seu currículo não é recheado de cursos, mas de muita experiência como estagiária, chef e sócia de restaurante, no Brasil e em países como Itália e Espanha. Tem talento nato, é autêntica, cozinha com paixão.

 “Relaxa, senta, come, depois me conta.”

Helena não é indiferente ao reconhecimento, mas à celebrização; prefere que a fama não preceda a comida. Apesar disso, coleciona elogios, títulos e prêmios. Já foi eleita pela Veuve Clicquot como a melhor Chef Mulher da América Latina. Recebeu prêmio pela “The Restaurant” de Melhor Chef Mulher do Mundo. Foi a primeira mulher a receber prêmio de Chef do Ano pela Veja São Paulo. Chefs conceituados, como Alex Atala, mencionam seu nome. Suas receitas são premiadas. O Maní já entrou algumas vezes na lista dos melhores do mundo, o World’s 50 Best Restaurants (46° lugar em 2013, 36° em 2014, 41° em 2015).

 “É um outro momento do Maní.”

Agora com assinatura única de cardápio, o restaurante Maní terá somente a personalidade de Helena. Com o fim da parceria profissional com Daniel Redondo, com quem dividia o comando da cozinha, a chef está lançando novo cardápio e menu degustação.

CARDÁPIO do jantar da noite 11 de julho

BELISQUETE

     Gratin de Batata com Gorgonzola e Parmesão

ENTRADA

     Crocante de Lula

PRIMEIRO PRATO

     Risoto de Beterraba

SEGUNDO PRATO

     Rosbife em Crosta de Lapsang Souchong

SOBREMESA

     Pudim de Queijo Serra da Canastra

 

Blog

  • Jantar romântico com música ao vivo para dançar

    Vamos fazer dessa noite uma data inesquecível para o cinema e a boa gastronomia francesa. Baseado no filme, Paris pode esperar, o União Cooks fará de seu jantar anual um marco que brindará o fechamento das atividades de 2017 com requinte e romantismo.
    Abrimos a participação também para não sócios, convidem os amigos e venham prestigiar o último evento do ano. Teremos também música ao vivo com um excelente conjunto para fecharmos a noite com chave de ouro, revivendo assim nossos antigos jantares dançantes das 6ªs feiras.

     
  • Festas Catalãs no Fim de Ano

    O Chef catalão Xavier Gamez, volta nos dias 22 e 23  de novembro ao Centro Gastronômico do União Cooks para mais uma vez, trazer novidades de sua origem e cultura. Teremos dessa vez um menu completo de Natal e Ano Novo desenvolvido em receitas tradicionais da cultura basca. 

    Leia mais...