WORKSHOP - "RISOTTO - o tesouro da Itália"

O Chef Gabriel Lourenço que "rola rochas" na gastronomia, estará ministrando um Workshop nos dias 25 e 26 de outubro no Centro Gastronômico do União sobre risotos. Embora novo, Gabriel tem uma vasta experiência tanto na cozinha quanto em salas de aulas...

Já aos 14 anos o aspirante a chef de cozinha começava suas aventuras pelas cozinhas de restaurantes. Aos 19 anos profissionalizou-se pelo instituto de referência internacional UCS-ICIF - Italian  Culinary Institute for Foreigners, e passou a atuar como aprendiz, subchef e chef de diversos restaurantes de renome nacional e internacional.

Sommelier internacional formado pela FISAR – Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori – Torino, em parceria com a Europe Academy for Education, vindo a ministrar aulas de harmonização de vinhos e cervejas artesanais em todo Estado do Rio Grande do Sul.

Especializado em gastronomia internacional com ênfase em culinária asiática e italiana, já aos 21 anos chefiou e coordenou o restaurante Dolce Itália da mesma instituição onde se formou, e, desde então, atuou como professor de Universidades do setor.

Após 4 anos como professor e coordenador de cursos abriu, em maio de 2011, a Sal a Gosto, primeira escola do Brasil dedicada 100% ao público gourmet com 20 bancadas individuais. Hoje, após atender a mais de 14.000 alunos de toda a região, expande a escola através de franquias.

Em 2015 foi convidado a apresentar o programa “Banquete – experiências gastronômicas” na BAND, o qual foi ao ar no final do mesmo ano e em 2016.

Em 2016 foi o chef responsável pelas receitas elaboradas para Mick Jagger e Keith Richards na passagem dos Rolling Stones por Porto Alegre.

Em 2016 ficou entre os top5 das Américas dos chefs com até 30 anos na classificação da S.Pellegrino e está entre os melhores do mundo na categoria.

Em 2017 novamente está entre os semi-finalistas do mundo na mesma competição. A Sal a Gosto foi recentemente certificada como uma das empresas mais inovadoras de todo o território nacional pelo programa ALI no SEBRAE, atingindo notas máximas históricas.

A HISTÓRIA DO RISOTO

A cada dia que se passa, o paladar das pessoas está se desenvolvendo, em busca de sabores e comidas diferentes. O RISOTO está em alta na Gastronomia há algum tempo, e atualmente é um sucesso e quase uma unanimidade. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal, acompanhando um bom vinho de preferencia.

 

O Risoto que significa “pequeno arroz” é um prato italiano que surgiu no norte do país da velha bota, mais precisamente na região da Lombardia. É difícil de acreditar que mesmo na maneira que nasceu esse prato, ele possui uma alta aceitação hoje.

Segundo alguns historiadores, o Risoto nasceu no século XI, quando os sarracenos (forma com que os  cristão do Medievo designavam os árabes ou os muçulmanos), que dominavam até então o norte da Itália, trouxeram o grão usado para fazer o Risoto.

A receita original que hoje encanta a varias pessoas, só foi criada em 1574 em uma festa de casamento. Segundo acervos históricos, o criador do Risoto foi o Valério di Fiandra (responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão), que além de ser conhecido pelas suas obras de artes, se destacava na gastronomia italiana com seus ótimos gostos.

Quando sua filha resolveu se casar, Fiandra ofereceu um jantar aos convidados fazendo um dos seus principais pratos, o Risoto. Durante a preparação, Fiandra deixou cair acidentalmente na panela uma quantidade de açafrão, que segundo a lenda foi uma demonstração de ciúmes pelo casamento de sua filha.  Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa).

 

Blog

  • Jantar romântico com música ao vivo para dançar

    Vamos fazer dessa noite uma data inesquecível para o cinema e a boa gastronomia francesa. Baseado no filme, Paris pode esperar, o União Cooks fará de seu jantar anual um marco que brindará o fechamento das atividades de 2017 com requinte e romantismo.
    Abrimos a participação também para não sócios, convidem os amigos e venham prestigiar o último evento do ano. Teremos também música ao vivo com um excelente conjunto para fecharmos a noite com chave de ouro, revivendo assim nossos antigos jantares dançantes das 6ªs feiras.

     
  • Festas Catalãs no Fim de Ano

    O Chef catalão Xavier Gamez, volta nos dias 22 e 23  de novembro ao Centro Gastronômico do União Cooks para mais uma vez, trazer novidades de sua origem e cultura. Teremos dessa vez um menu completo de Natal e Ano Novo desenvolvido em receitas tradicionais da cultura basca. 

    Leia mais...