Culinária peruana no Cooks

O chef Carlos Paredes mostrou, na sua primeira noite do curso, que a gastronomia peruana, como disse o grande chef espanhol Ferran Adrià, é a revolução do século.

Os seus 30 alunos receberam uma completa aula do mais famoso prato peruano, o ceviche, deliciando-se com uma entrada surpresa: papitas rellenas - um delicado bolinho de batata recheado de carne temperada e coberto com um molho de pimenta suave. Na parte verdadeiramente prática, Paredes levou todos para a cozinha do Centro e botando a "mão na faca", foram sob sua orientação, praticando os cortes dos ingredientes básicos.

Tendo como intenção fazer com que os alunos aprendessem com a união da parte teórica (receitas) com a prática dentro da cozinha, a experiência reuniu entusiasmados alunos dos mais variados níveis de habilidade. Contudo, isso não impediu que todos se integrassem, revelando para a surpresa do Chef, que os gaúchos sabem fazer um bom ceviche. Ao fim, todos foram de volta para o salão onde se deliciaram com os ceviches produzidos.

“Quando se fala de causa se fala de batata , e isso Peru sabe muito.” Foi assim que o chef Paredes apresentou o último prato da primeira noite: causa limeña. Uma montagem moderna e muito bonita de camadas de purê de batatas, frango desfiado, maionese, abacate, azeitonas, ovo cozido e mais temperos.

Dessa forma todos se deliciaram mais uma vez na expectativa da segunda noite que pelas palavras confiantes do Chef Carlos Paredes estará ainda melhor."

 

A 2ª noite

A segunda noite do curso de culinária Peruana foi recheado de surpresas, sabores e combinações gastronômicas que fizeram todos terem experiências muito positivas.

Pela condução eficaz do Chef Carlos Paredes, a turma de 30 alunos aprendeu a fazer o arroz Chaufa Tradicional que é fusão da cozinha peruana com a culinária cantonesa. Rica na variedade de peixes de água mais fria, não poderia faltar o salmão. "Salmon Novo-Andino", uma das expressões mais marcantes da nova gastronomia peruana, pois é moderno, ousado e deliciosamente recheado de uma belo risoto de quinoa... E por falarr em risoto, Paredes apresentou a todos o "quinoto", um risoto original de quinoa e legumes. Aqui, o Chef mostrou uma excelente opção para se trocar o arroz pela quinoa, dando uma leveza e uma sabor diferente e não menos gostoso ao prato que serve de guarnição para um 100 números de opções, ou mesmo puro...

Paredes, por último, levou todos para a cozinha e alí produziram os "anticuchos" que são espetinhos de camarão, carne e uma guarnição de qualidade onde temos batatinhas pequenas cozidas e puxadas na frigideira, acompanhadas de um molho Anticuchera que é pasta de pimenta panca (peruana) de sabor inconfundível.

Alí, próximos às 23 horas, todos com salva de palmas saudaram o chef e seus dois ajudantes que realmente marcaram "um golaço". Viva o Peru e seus respresentantes.

Texto: walcyr mattoso

Fotos: ?#?JackGlashorester?/ walcyr mattoso

Acesse aqui os albúns das fotos produzidas. - 1º dia

Acesse aqui os albúns das fotos produzidas. - 2º dia

Blog

  • 10 PRATOS TÍPICOS DA COMIDA TAILANDESA

    Rica em sabores e texturas, a comida tailandesa conquistou o mundo inteiro e é, sem dúvidas, uma das grandes experiências de visitar o país. Para nós, é cheia de sabores e temperos exóticos que misturam doce, salgado, ácido e picante, tudo na mesma garfada. Veja agora uma seleção de alguns dos pratos mais populares dessa gastronomia, para te ajudar a saber o que pedir no país e não cair na tentação de ficar só no fast food. Bom apetite!

    Leia mais...  
  • Curso Avançado de Gastronomia 

    Aqui a culinária alcança um outro nível de qualidade. Com insumos elaborados, receitas especiais, novas técnicas e chefs de renome, você entra em contato com o que a gastronomia oferece de mais elaborado e técnico. Esse conhecimento permitirá que seus pratos se tornem comentados por amigos e familiares como referência, com certeza.