Confraria União Cooks - 20 anos de história e tradição

 “Muitos chefs, como eu, ficamos gratos em poder contribuir com o crescimento da gastronomia no RS, à frente dos cursos ofertados pela Confraria União Cooks. O que observo, são interessados que procuram pelos cursos porque gostam e para aprimorar aquilo que já sabem. Importante também no meu ponto de vista é a procura por parte daqueles que já atuam em restaurantes ou outros estabelecimentos e buscam o curso “avançado”, por exemplo, como contribuição às suas carreiras e ao que vão enfrentar pela frente. O Rio Grande do Sul só tem a ganhar com esta contribuição que a Confraria União Cooks presta ao setor”.  Chef Mauro Sousa (Sheraton Porto Alegre) 

“A confraria União Cooks, sem alarde, com sutileza revolucionou a gastronomia gaúcha colocando-a no mundo da Alta Gastronomia. Era início da entrada da nouvelle cuisine no Brasil. Graças à Confraria, profissionais liberais começaram a tomar gosto pela cozinha e, porque não dizer, saber comer bem e serem  verdadeiros Gourmets.  A Confraria União Cooks  ajudou a valorizar mais os chefs,  incluindo-os na formação dos confrades  e, principalmente,  lapidando-os no savoir vivre e savoir faire das artes culinárias. Merci pour exister União Cooks!” Chef Mamadou Abdoul Vakhabe Sène (Senac/RS)

Nos últimos 20 anos, a Confraria União Cooks vem escrevendo sua história e um de seus principais legados ao longo desta caminhada é a verdadeira contribuição ao crescimento da gastronomia praticada no Rio Grande do Sul.
Nos anos 90, ainda eram poucos os restaurantes com foco em alta gastronomia na Capital. Um cenário que foi mudando, aos poucos, com a chegada de novos estabelecimentos que abriam suas portas com propostas diferenciadas e ousadas. A oferta de cursos para formação de profissionais na área ganhava igualmente consistência, consolidando nomes muitos deles hoje de destaque no setor no Rio Grande do Sul. Esta mudança em grande parte foi impulsionada pela Confraria União Cooks, que em seus 20 anos de atividades presta sua contribuição decisivamente para o crescimento da gastronomia local.

 A Confraria União Cooks, desde seu início, atende às demandas exigidas pelo próprio mercado, atreladas a uma culinária formatada pelo viés da contemporaneidade. 

Reunir um grupo de homens à frente do fogão, dispostos a aprender técnicas culinárias, mescladas a um clima de total descontração impulsionou a Confraria União Cooks, desde seu início, a galgar degraus, atendendo às demandas que o próprio segmento passava a exigir, pontuadas pelo prazer da boa mesa e pela apresentação de pratos com maior requinte, passando pela entrada, principal e sobremesa. Como pano de fundo, a valorização de novos conceitos impostos gradualmente pela Confraria União Cooks, atrelados a uma culinária formatada pelo viés da contemporaneidade. 

Com aulas práticas e teóricas, os cursos ofertados pela Confraria União Cooks  aliam conhecimento à formação de uma cultura gastronômica multifacetada.
Um representativo portfólio regado a cursos onde as aulas práticas e teóricas ganham forma, aliados a outras modalidades que passaram a ser ofertadas, referendam a Confraria União Cooks em sua trajetória, marcada por sua contribuição ao crescimento do setor em solo gaúcho.
Além do curso “básico” para os novos que ingressam na Confraria União Cooks, a especialização ganha forma através do curso “avançado” para aqueles que desejam ampliar ainda mais seus conhecimentos, visando ou não uma atuação profissional. Os cursos “especiais” de curta duração também constituem atrativo para os apreciadores da boa mesa, elencados por uma culinária ora temática, ora segmentada, onde desfilam técnicas, curiosidades e informações em torno dos pratos e ingredientes apresentados, da mesma forma numa contribuição à formação de uma cultura gastronômica multifacetada.
Na tradução de tudo isto está “a busca pelo prato perfeito”, um lema que acompanha os passos da Confraria União Cooks ao longo destes 20 anos, exigindo preparo, colaboração, organização e metodologia por parte de todos que participam desta história de sucesso. Itens que a Confraria União Cooks prioriza, a fim de atender aos anseios de um público cada vez mais exigente quando o assunto é bem comer.

A alta gastronomia é a palavra de ordem no portfólio de cursos, com cardápios onde desfilam todas as nacionalidades em pratos e especiarias, presentes nas principais mesas referendadas mundialmente.

O compromisso na formação daqueles que buscam ensinamentos de práticas culinárias alavancou o pioneirismo da Confraria União Cooks ao trazer para o Rio Grande do Sul chefs renomados, inclusive de outros mercados – nacionais e internacionais -, a fim de promover e dar continuidade à sua contribuição no desenvolvimento da alta gastronomia.

 O curso “básico”, também denominado de “novos”, embrião dos demais projetos desenvolvidos pela Confraria União Cooks, com aulas práticas e teóricas e duas turmas por semestre, desde o início já recebia nomes de peso do cenário gastronômico para ministrar aulas, com foco no aprimoramento das turmas que aderiam de forma crescente ao programa. 

A vinda de chefs de fora com maior especialização passou a traduzir a atuação da Confraria União Cooks, centrada na divulgação de tendências gastronômicas e reiteração das iniciativas traçadas desde sua origem.  Hoje, a alta gastronomia é a palavra de ordem principalmente no curso “avançado”, com cardápios onde desfilam todas as nacionalidades em pratos e especiarias, incluindo além de entradas, pratos principais e sobremesas, ainda especialidades em molhos, petiscos, pães, tapas, entre outras iguarias presentes nas principais mesas referendadas mundialmente. 
Qualidade e diferenciação são levadas à mesa, mudando hábitos e conceitos que valorizam cada vez mais a gastronomia enquanto cultura associada ao mundo globalizado.
O objetivo da Confraria União Cooks em relação ao “avançado” não necessariamente foca no ingresso de profissionais no mercado, mas principalmente visa levar a alta gastronomia a um maior número de pessoas, numa ampliação deste conceito e mudança nos padrões vigentes com qualidade e técnica.  A elaboração e a finalização de cada prato desenvolvido durante os sete meses de duração do curso permitem a diferenciação de tudo o que é levado à mesa.  Por isso mesmo, o “avançado” potencializa a importância da mesa como um grande centro de negócios e de convivência, porém em novas dimensões. Um projeto em constante mutação, evoluindo passo a passo com as mudanças impostas pelo mercado e pelo setor. 
A disseminação de conhecimentos e das práticas culinárias impulsiona o cotidiano da Confraria União Cooks, reafirmando permanentemente sua atuação e proposta.
Em total sintonia com as últimas tendências do setor gastronômico e alimentício, a Confraria União Cooks ampliou os opcionais na área de cursos passando a oferecer módulos “especiais”, ministrados sempre à noite, atendendo a um público sedento pela arte da boa mesa, porém sem muita disponibilidade de tempo. Mesmo com curta duração, os cursos “especiais” são regidos pela disseminação do conhecimento e das práticas culinárias, sob a coordenação de um profissional especializado que detalha e embasa os encontros com aprofundamento dos temas em destaque.  
No final de cada curso, a formatura das turmas ganha relevância. É o momento de mostrar as conquistas e vitórias de cada aprendizado.
No final de cada curso, seja no “básico” ou no “avançado”, a formatura das turmas ganha relevância. É o momento de mostrar aos familiares e amigos dos formandos, e ao próprio mercado, as conquistas e vitórias de cada aprendizado. O jantar de formatura dos “novos”, por exemplo, se constitui em um grande evento, reunindo nos salões do Grêmio Náutico União cerca de 800 pessoas por semestre, ansiosas por conhecer e degustar os cardápios ofertados pelos alunos, sob a tutela de padrinhos experientes, na maior parte confrades que já vivenciaram este momento em anos anteriores.

Já no “avançado”, o jantar de encerramento é marcado por um banquete que reúne 120 convidados à mesa, quando são servidos cerca de seis pratos seqüenciais, entre salgados e doces. A criação do cardápio fica por conta de um padrinho chef convidado – alguns inclusive com vivência internacional no segmento - e desenvolvido pelo restante da turma. São apenas 15 vagas por ano a fim de preservar qualidade e ensino personalizado. 

 As ações realizadas pela Confraria União Cooks sinalizam o caminho rumo à perfeição.

 Todas estas iniciativas sinalizam que a Confraria União Cooks caminha para a perfeição, ao ofertar um melhor bem viver à mesa, através de uma gastronomia regida por uma universalidade e pluralidade de opções.  Neste rastro, segue atendendo aos anseios e demandas do próprio mercado, numa continuidade à sua contribuição ao setor.

 

Com um olhar social, a Confraria União Cooks realiza eventos sem fins lucrativos em benefício de instituições carentes. É a sua contribuição para uma sociedade mais justa e mais humana. 
A experiência dos jantares para grupos maiores, como nas formaturas e nos encontros de encerramento de cursos, embalada por uma gastronomia mais sofisticada, impulsionou o braço social da Confraria União Cooks desde seu início. A realização de ações beneficente ganha pauta em seu calendário anual, com os confrades à frente de eventos em prol de entidades carentes, numa verdadeira contribuição à sociedade e totalmente sem fins lucrativos. Um trabalho pontuado por integração, amizade e companheirismo.

 As atividades ganham roupagens diferentes, enquadradas às necessidades do momento e das instituições beneficiadas.

 As atividades ganham roupagens diferentes, enquadradas às necessidades do momento e das instituições beneficiadas, porém sempre com a participação e coordenação da Confraria União Cooks.  Mesmo na diferenciação de formatos, as prioridades passam pela escolha por ingredientes frescos, sabor e apresentação dos pratos. O retorno é mensurado pela alegria e satisfação das pessoas atendidas.  O mote, em todos eles, é a ajuda e a certeza de estar contribuindo para uma sociedade mais justa e mais humana. Um aprendizado de doação através de um serviço prestado às comunidades.  

 

Eventos realizados pela Confraria União Cooks, fora de Porto Alegre, são destaques em municípios vizinhos e tradicionalmente inseridos todos os anos em seus calendários oficiais.

Outros dois eventos que passam pelo braço social da Confraria União Cooks são desenvolvidos fora da Capital. Um em Santa Cruz do Sul e outro em Montenegro. O mais antigo deles, realizado em Santa Cruz, o Jantar dos Cozinheiros, entrou para o calendário oficial da cidade e considerado desde então um dos mais importantes eventos da sociedade local. O objetivo, desde sua primeira edição, em gosto de 2003, foi a arrecadação de fundos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, possibilitando a construção de duas áreas importantes do Hospital local para atendimento em radioterapia e quimioterapia.

O formato deste primeiro jantar foi inovador, com várias minicozinhas comandadas cada uma por dois ou até três confrades para atender a um público na ordem de 500 pessoas, cada uma servindo um prato de elaborado preparo, seguindo os padrões da alta gastronomia. Os cardápios traduzem a representatividade destes encontros anuais, degustados e apreciados por seus sabores, texturas e requinte na apresentação. Modelo, aliás, seguido depois por outros estabelecimentos e instituições do setor.

A contribuição da Confraria União Cooks na formação de uma cultura gastronômica extrapola fronteiras e ganha vitrine em outras regiões, através de seu braço social.

A contribuição da Confraria União Cooks na formação de uma cultura gastronômica na sociedade de Santa Cruz do Sul ganhou vitrine, com ampla divulgação na mídia local, agregando mais adiante o ingresso de gourmets voluntários da própria comunidade nas equipes de cozinha, sob a coordenação dos próprios confrades, traduzindo integração e pulverização desta ação social, ainda hoje inserida no cenário daquela localidade.

O modelo, consagrado, ganhou voz em Montenegro, aonde vem sendo realizado com sucesso, há cinco anos consecutivos, para um público na ordem de 450 pessoas.  Com ingressos sempre esgotados, o Jantar dos Cozinheiros de Montenegro ganhou tradição na cidade. Um exemplo, a lista de espera que em cada edição deixa em torno de 150 casais na expectativa de poder comparecer ao evento, que tem sua verba revertida para a Casa de Amparo Mão de Deus que beneficia 98 idosos.  

 

 

A implantação de um novo Centro Gastronômico sinaliza a excelência da Confraria União Cooks no atendimento aos seus participantes, com maior integração, conforto e praticidade.

O crescimento da Confraria União Cooks ao longo destes 20 anos impôs mudanças em sua estrutura.  A fim de atender com excelência a demanda cada vez maior de público, bem como ao cardápio de opções que oferece em cursos e eventos, um novo Centro Gastronômico ganhou corpo na sede do Grêmio Náutico União.  Totalmente equipado, o espaço conta com uma ampla cozinha onde são ministradas as aulas práticas, com capacidade para cerca de 40 pessoas simultaneamente, além de uma ampla área de convivência para jantares e encontros informais, possibilitando maior integração, proximidade e facilidade no desenvolvimento das atividades.

 Uma placa alusiva à inauguração exibida na porta do Centro Gastronômico já dá ideia na chegada da representatividade da Confraria União Cooks.  Nela estão registrados 60 nomes de cooks que permanecem cativos à proposta da Confraria União Cooks e integrados às suas ações desde seu início.

A criação de uma linha de produtos de marca própria diferencia esta caminhada de 20 anos da Confraria União Cooks. Uma iniciativa que amplia sua visibilidade e posicionamento.

Diferenciação e ideias não faltam nesta caminhada de 20 anos da Confraria União Cooks num reforço de seu conceito e marca com visibilidade e posicionamento. Um exemplo, a linha de produtos de marca própria que coloca ao dispor do público alvo. Uma grife, hoje composta por livros, bebidas, utensílios e vestuário de cozinha que enaltecem e projetam a Confraria União Cooks,  numa verdadeira consolidação de seus feitos e no reforço de seu lema, que passa pela permanente exigência quando o assunto é  a busca pelo prato perfeito.    
“A boa comida é essencialmente, a base da verdadeira felicidade”.
Auguste Escoffier  (1846 – 1935) “Escoffier, O Rei dos Chefs” , Ed